quarta-feira, 21 de maio de 2008

(des)apegue

Às vezes me impressiono com essa tal capacidade,essencialmente humana,de se apegar.


É um apego generalizado , um apego que vai do sublime ao sórdido. Desde o apego à aquela calça jeans velha e desbotada ou apego espiritual do saudosismo. Esse apego que está necessáriamente ligado ao "mundo dos valores" nos deixa,por hora,escravizados e vivendo ,portanto , atrelados a fotografia , a velha calça jeans, ao momento que não mais voltará,ao amigo que se foi, a escola da infância, ao ente querido que morreu, ou até aquele chocolate que voce adora e que nunca quis dividir com ninguém na escola. Voce é apegado até a aquilo que quer ter e isso vai te tornando torpe,sórdido,vil,pobre...

Na verdade, esse apego,que nem eu sei mais como me referir,de tão relativo,de tão amplo faz parte mesmo desse "mundo dos valores", desse capitalismo selvagem norte-americano,dessa "economia de mercado" Chinesa e desse "pseudo-socialismo" Cubano. No final tudo vira "capitalismo". Até o apego espiritual se confunde com a sordidez desse apego material genérico. Porque pelo apego as pessoas se vendem,pela ambição desenfreada elas esquecem dos principios,da educação,do bom senso,da consideração,do que se ama...


O "Amar" tem outra conotação,o tempo ja não é mais "jogado fora" - como poderia? - tempo é dinheiro! E tudo vai indo pelo ralo,e o verbo passa a ser conjugado apenas na primeira pessoa e esse egoísmo se multiplica - todos unidos pelo apego - O apego generalizado.Talvez a saída estivesse em desapegar (numa medida lógica,racional e humana). Desapegue!

- Loredana Ramos -

5 comentários:

Unknown disse...

Fico muito feliz ao ver um sonho de uma amiga muito querida sendo concretizado. Ela eh a pessoa mais inteligente, centrada, concisa, dentre outras qualidades que nao caberiam se fossem citadas aqui, que conheço. Enfim, Amiga, vim aki deixar o meu humilde apreço por você, e te dizer que conte sempre comigo.Parabéns pela sua vitória. O seu blog esta exatamente como vc eh! A sua cara! De quem te gosta muito, Cynthia Andrade.

. disse...

Realmente minha amiga, fomos tomado por um apego de grandes proporções e de pouca utilidade, e o momento pede, no mínimo, uma libertação desse sentimento pequeno e vazio.É necessário desapegar sim.

No mais, é uma honra para o mundo virtual ter seus pensamentos expostos. Fico muito feliz.

Loredana disse...

Calma Cynthia,não é um sonho.
Só uma antiga vontade.
auauhauhuahhauha.

Heber disse...

Ow Lo, tô muito feliz por esse seu novo espaço. Não tenho dúvidas de que essa é MAIS uma forma de nos mantermos sintonizados.

Parabéns!

Não sei onde, eu li algo que dizia +- que existem três formas de amor. E a única forma não-saudável delas era, justamente, o amor-apego, a paixão. Hj por demais influenciado pelos valores contemporâneos, esse tipo de sentimento consegue estar absolutamente subvertido.

E o pior é de que de nada adianta a consciência da efemeridade das coisas. Insistimos em depositar dependência em coisas q a qq momento podem sumir, desmaterializar-se, apodrecer.

Beijão!

Unknown disse...

Arrasouuuuuu, amiga!
fico muito feliz, por você está fazendo o que ama...
é muito bom sentir isso!

bate fera o/ kkkkkkkkkkkkk