quinta-feira, 22 de maio de 2008

Fantismo Ininteligível

Todos os dias eu me pego divagando acerca do que seja o "Fanatismo" e isso não é legal , penso eu. Sinto-me tomada por uma espécie de inquietação permanente , um frenesi , uma coisa que por mais que eu leia , por mais que eu pergunte a entendidos (não fanáticos) eu ,nem em mil anos , entenderia.


Eu seria uma pessoa , semi-realizada ,se alguém conseguisse , de forma consisa , me explicar o que leva alguém a sair de casa vestido com uma roupa própria pra homenagear o time querido , disposto a vibrar e gritar por cada "passe de bola" , por cada "jogada" por cada pirueta feita lá pelo seu ídolo - afinal estão nas mãos deles o tão almejado título - o que leva ainda , essa mesma pessoa a pagar mensalmente uma quantia em dinheiro para o dito "clube" , o que leva ,Oh meu Deus , esse cidadão a apostar no placar? a não prender sua atenção em mais nada além da TV , a brigar,fazer inimizades, ficar triste , com raiva , e até a matar num campo de futebol?(campo,estádio...sei lá o nome!) O que leva?



Eu só queria uma resposta que me convencesse.



Penso que torcidas organizadas podem um dia chegar a fazer uma guerra civil.E não há quem me tire isso da cabeça.Será que alguém matar ou através de "rixa" provocar um grande chafurdo dentro de um campo de futebol (como porcos num grande lamaçal) se iguala ou se compara a um grande ônibus cheios de Homens-bomba? ou se compara ainda aquele fã dos Rollings Stones que ficou 2 dias na fila do show,depois de mais de uma década esperando? Talvez esse pobre que ficou na fila não se caracterize,necessariamente,o fanatismo,Mas certamente o doente que matou Jonh Lennon se enquadre.Ele era tão fã e sua vida era uma merda tão grande que ele não teve dúvidas: Planejou a morte de Jonh Lennon durantes anos e assim o fez,de forma fria e convarde.


As Teorias acerca do que seja o "Fanatismo" eu dispenso, é conversa para um outro momento ,mas o fato é que a coisa é tão ruim - por ja ser extremada e cega - que bem não pode fazer.Até mesmo "um entusiasmo obsessivo para uma postura ou um passatempo " pode ser considerado fanatismo. Uma paixão cega que leva esse alguem à cometer sempre "excessos" não pode ser bom,não pode ser saudável. Como , em qualquer fonte que se procure entender , o fanatismo só é definido como coisa extremada , eu não sei mesmo o que é pior ... talvez o regime Talibã seja mais sanguinolento , Mas que na torcida do Flamengo tem gente disposta a matar pelo seu time,tem.Que a torcida do Flamengo reunida pode provocar uma guerra civil , pode! um genocídio,sei lá.É muita gente e muita loucura , é uma espécie de fé. Eu respeito demais essas pessoas ,que são maioria ,mas nao posso concordar,não mesmo. Não posso concordar que um título de um campeonato qualquer seja a razão de viver de muita gente! E que movimenta bilhoes no mundo inteiro.Aqui mesmo no país do futebol - a criatura,o criador é o reino unido - a movimentação é grande,tem gente morrendo pelo time dentro do campo e gente morrendo de fome do lado de fora.

Chega de heróis do esporte! Ta na hora de surgir,como bem disse um dia um colega filósofo,está na hora de surgir o herói pensador, o herói político , o herói artista ,o herói cientista.Chega de Ronaldos - gordos e decadentes - chega de Popó,chega de Airton Sena . São tantos os heróis que me irrita pensar em citar a todos.Esse país ta muito longe de se tornar nação,e só anda para tras.Um lugar onde cantar o hino durante a copa do mundo é quase um dever cívico (E SÓ NESSA ÉPOCA) ta bem longe de se desenvolver.



Perdão,se tecnicamente, foi escrito algo incoerente com o "linguajar" do esporte.É que eu entendo tanto de futebol quanto de física quântica.E não entendo nada,nem vou entender de FANATISMO,nem em mil anos.Devo ter algum problema mental,deve ser isso.rá

- Loredana Ramos -

4 comentários:

Anônimo disse...

Deixa a Menina... Comentários de um crítico, nada crítico

Nada como uma boa leitura de reflexão.. introspecção...
Por que não pensar???
Por que não sentir e expor tais sensações???
É preciso coragem.. mostrar-se não é fácil...
trazer à tona idéias, conceitos, "pontos de vista"...
Realmente, aquilo que nos traz a "dúvida nossa do dia-a-dia"... Put..Q..Par ... (@_@)
Ahhhh... dúvidas ficam por um bom tempo, até que as esquecemos
ou algum iluminado, num grande, imenso acaso nos responde com uma simples palavra!
Vai etender...

Texto sensível, confuso, lógico, de imposição.... Lô...

Unknown disse...

Caramba, sao minahs, as tuas palavras, o desentendimento toptal do limite da lucidez.

Os fanáticos são carentes, precisam de um outro alimento para encher suas vidas de emoção.

Desequilibrio Absoluto, disfarçado de busca pelo e equilíbrio da alma.

Loucura, insensatez.

Vc arrasa nos seus textos.

Heber disse...

Lo, só-su-ces-so!

Mt bom... some à carência do público, a mais completa falta de opção de lazer de qualidade. É preciso controlar e entreter a massa na melhor política do pão e circo. E pra isso, tem coisa melhor do que o futebol?

. disse...

O excesso, seja ele em qual âmbito for, torna-se insuportável, irritante e desprezível.

Não há um entendimento plausível para essas pessoas que tentam impor seus gostos...Cada um tem o seu próprio, o que é bom pra mim pode não ser para outro. Então por que a insistência?

Quem perde a sanidade, seja no futebol, na religião no amor... certamente desconhece muito, pois só a ignorância para gerar tamanho absurdo.


Parabenizo-a pela simplicidade do texto, que traz a tona algo tão complexo.

..Fique com Deus..