domingo, 25 de maio de 2008

Relativo a dois.

Expressar coisa adversa , dual , dubia , subversiva , extremamente contraditória , chata , de dupla natureza , dupla explicação , duas correntes filosóficas defendendo a mesma coisa . Deus ou a ciência? Talvez tentar imaginar uma situação onde algo dessa natureza viva em paz , sem divergências , seja , no mínimo , algo interessante.
Nos relacionamentos humanos , como diria um terapêuta , relacionamento entre os pares , talvez a pessoas entrassem em "guerra" permanente simplesmente por não existir nada em suas vidas que lhes fizessem divergir , discordar , se desentenderem , portanto. Como haveria evolução humana se não existissem os conflitos que gerassem direitos e obrigações? Honestamente , não seria nada interessante conviver com pessoas que querem a mesma coisa , que buscam os mesmos caminhos , que nao opinam ou nao discordam entre si de absolutamente nada. Voce vai morar com fantoches? Namorar com uma foto? ou com o espelho? Seria bem mais interessante isso a ter alguém inerte e omisso ao seu lado .
- Você prefere chocolate branco ou meio amargo?-Tanto faz.-Vamos ver que filme...ação ou terror?- Ah,pode escolher,o que voce quiser ta bom.-Você que jantar o que:cuzcuz ou merda?-Ah,se voce quiser merda eu prefiro,mas com bastante mostarda.
Ora! Sinceramente, é no mínimo ,paradoxal pensar que nós reclamamos o dia inteiro do que nós NÃO gostaríamos que nos acontecesse.Todos os dias eu me pergunto porque eu sou tão diferente da minha irmã e dos meus melhores amigos,por mais que haja empatia , por mais que eu os ame de forma pura e viceral e ao mesmo tempo agradeço a Deus por isso . O Limite do que se vive e se faz pelo par é justamente o crescimento. O que te fará uma pessoa maleável,madura,sensata?Fazer parte do "bloco do eu sozinho"? só pra nao atritar com outras pessoas? Não, não ,não ,não ... pare agora! isso não é saudável meu caro!Isso tá bem longe de ser uma "receita do viver bem" ,também não se trata de um desses temas medíocres de auto-ajuda que vendem mais que banana como "Os 100 passos para a felicidade".Eis um alguém não tão bem indicado para essa tarefa que , nem Dalai Lama , tem a receita - creio bem.
Está muito longe de ser uma estória da carochinha também.Isso daqui é o significado do verbo "divagar" em TODOS os seus sentidos,todos!Só mais um devaneio meu,portanto.Um Ensaio amador do que seria a vida sem o diário "não concordo" , seja lá como for dito.
O Homem é um ser pensante , dubio , dualista e contrariar é a palavra da vez. Fazer diferente , inovar , mudar.Mas mudar o que? Até quando o homem vai entender que a única coisa que ele consegue fazer , no fim das contas , é repetir a "história"?
O Homem é ao mesmo tempo a esperança que faz viver esse pensar e a dúvida que o mata aos poucos. Tudo ao mesmo tempo , tudo todo o tempo e sempre mergulhado nas questões que ele próprio cria e ele mesmo sofre por nao conseguir resolve-las. É a angústia eterna , são os mesmos medos , são as mesmas dúvidas , tudo igual .E se engana e se engana.Uma metamorfose-paradoxal-ambulante. A constante transformação que não se transforma em coisa alguma.
- Loredana Ramos -

4 comentários:

Anônimo disse...

Tem que ler de uma só vez...
Sem parar e voltar pra entender (não há nada o que entender)...
È pra sentir o fôlego faltar mesmo!!!

Verdade: o que seria do mundo sem as diferentes opniões...
Cada pessoa é um ser, único.
Memso assim, sempre tem alguma coisa semelhante ao próximo!
E é nessa semelhança que construimos, ou pelo menos deveríamos, construir nossas relações...
Procurar sempre o oposto nos levaria, com certeza, a ingressar no "Bloco do EU Sozinho", sem sombra de dúvidas.
Ter opniões diferentes é saudável, nos faz conhecer e sermos conhecidos!!
E eu não quero "merda com mostarda".. apesar d egostar Muito de mostarda.. a merda... sei lá da merda...
E outra verdade: a gente sempre procurar entender o que não existe! Criamos só pra ter no que ficar divagando... vai entender a loucura plasmada do nada..
E eu concordo também que o homem é um ser pensante e dúbio, muito mesmo (lembra de ler A igreja do Diabo)...

Do que a gente discorda, não lembro agora.. devem existir divergências entre nós... a convivência nos revelaria...
Mas eu tenho CERTEZA que a gente se AMA!!!

Ahhh.. e eu gostei de Zero 7

Loredana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Loredana disse...

isso,isso,não há o que se entender.

. disse...

A cada postagem me encanto mais..

Elogios a parte..

Quero mesmo é falar de uma frase, entre tantas, que me chamou atenção

"Honestamente , não seria nada interessante conviver com pessoas que querem a mesma coisa , que buscam os mesmos caminhos , que nao opinam ou nao discordam entre si de absolutamente nada"


O ser humano não é criado a partir de uma fórmula, e por isso opiniões divergem a todo momento, o que torna cada vez mais interessante a vida social.
A beleza das relações está justamente no difuso, no contraditório.

E lo, não sei se é bem uma resposta, mas talvez um pensamento próprio a respeito de uma dúvida sua na postagem. Quando você se pergunta o por que de tantas diferenças com sua irmã e com seus melhores amigos, apesar de tamanha empatia. Creio, vale ressaltar meu pouco conhecimento a respeito da mente humana, que seja porque as pessoas que realmente te amam são verdadeiras ao ponto de terem coragem de demonstrar opiniões diversas e saberem que o amor e a amizade não diminuiram, ao contrário de pessoas que, ou por desejarem uma aproximação forçada, ou por motivo sarcástico concordam com tudo e nada opinam.

Conexão de pensamentos devido tal semelhança ( como acontece normalmente com pessoas próximas ) não é sinônimo de robô, falsidade sim.

Beijos a você minha querida.. como sempre colocando a alma em cada pensamento, e talvez por isso postagens tão interessantes.

Parabéns pelas idéias